UP NEXT

Vinho 100% angolano

“Serras da Xixila”, o primeiro vinho 100% angolano, vai entrar no mercado brevemente.


O vinho é produzido na Fazenda da Xixila, no município do Libolo, na província de Kwanza.
Carlos Carneiro, administrador da Sociedade Agro-Pecuária de Angola, explicou à Angop que os objectivos do projecto “Serras da Xixila” passam por uma produção anual na ordem das 80 mil garrafas de vinho, entre as variedades tinto e branco.
Com um investimento na ordem dos 16 milhões de dólares, o “Serras da Xixila” quer chegar aos mais conhecidos supermercados angolanos ainda este ano.
A Fazenda ocupa uma área com cerca de 50 hectares de vinha – divididos entre uva de mesa e de vinho – e 10 hectares de produção de tomate. A infra-estrutura alberga ainda uma linha de enchimento, equipada com equipamentos de origem portuguesa e italiana.
O responsável informou que a escolha da implementação do projecto no Kwanza Sul teve que ver com o facto de esta ser a região com os índices mais favoráveis no que diz respeito ao clima e à condição do solo. “É uma zona onde converge altas e baixas pressões climatéricas (entre 7 e 40 graus), propensa a produção de vinhais”, explicou Carlos Carneiro.
A Fazenda Xixila tem um historial de sociedade agro-pecuária com mais de duas décadas, convergindo entre fazendas de produção agrícola e agro-industrial. Actualmente, emprega cerca de 1260 trabalhadores.
fonte: Angop

Rate this item
(0 votes)
back to top

Login or Register

Facebook user?

You can use your Facebook account to sign into our site.

fb iconLog in with Facebook

LOG IN